Saiba mais sobre marketing de guerrilha, realidade aumentada, e por que investir neles com impressos

O marketing de guerrilha é uma forma de promover a sua empresa entre um grande público, mas utilizando um investimento bem menor do que o de uma campanha tradicional. O termo, cunhado por Jay Conrad Levinson, em 1984, descreve táticas que priorizam o elemento surpresa para impressionar e cativar o consumidor.

Trata-se de uma iniciativa de marketing pouco tradicional, mas que traz grandes benefícios para as empresas. Algumas marcas, como a Coca-Cola e varejista americana Tesco, já apostaram no marketing de guerrilha usando impressos com realidade aumentada e, aqui, você vai entender por que a sua empresa deveria fazer isso também. Vamos lá?

Crie mídia gratuita para a sua empresa

Comprar espaço na mídia tradicional é realmente caro. O marketing de guerrilha é uma forma de contornar isso, pois, muitas vezes, ele se torna notícia, “viralizando” em redes sociais ou até chegando a ser mencionado em mídias tradicionais, como canais de TV e jornais.

Uma ação bem-sucedida pode trazer um enorme retorno de exposição adicional gratuita para o seu negócio.

Os comentários e compartilhamentos no ambiente on-line, que, atualmente, são as principais fontes que potencializam o marketing de guerrilha podem ser iniciados por um impresso, que convida quem o recebe a compartilhá-lo de uma forma criativa. Impressos bem elaborados, que podem também conter elementos que chamam para a ação — como QR codes ou imagens que se conectam a apps de realidade aumentada — são uma excelente maneira de divulgar sua marca, pois tornam-se mini “outdoors” expostos por todo lugar.

Aumente o compartilhamento de uma ação usando impressos

Quando uma ação de marketing de guerrilha funciona, ela gera muita audiência. Os impressos criados dentro dessa estratégia são curiosos e chamativos, o que atrai mais atenção para o material criado e a possibilidade de compartilhamento da informação ou da imagem da peça.

Não será preciso pedir para que as pessoas mostrem aquele conteúdo para alguém. Elas o farão naturalmente.

Para iniciar uma campanha com impressos e realidade aumentada

Vale pesquisar antes de tudo se seus fornecedor de impressos pode incluir o código que ativará o App de Realidade Aumentada em uma imagem.

Feito isto, basta selecionar um vídeo que possa ser iniciado com a imagem que você selecionou no impresso para despertar o vídeo.

Existem camadas de transparência que podem ser determinadas e gerarem uma sensação visual ainda mais inovadora, mas isto daria assunto para mais um artigo, talvez um pouco mais técnico… Mas dependendo do conhecimento de realidade aumentada de seus fornecedores de impressos e de produção de vídeos, eles juntos poderão lhe ajudar sem que sua empresa tenha um investimento desproporcional, o que não justificaria como uma ação de marketing de guerrilha funciona.

Reutilize o conteúdo do marketing de guerrilha em diferentes momentos

Todo o conteúdo produzido no marketing de guerrilha pode ser reutilizado pela sua organização no futuro. Ele pode integrar peças de marketing convencionais, press releases e outros materiais que fazem parte da comunicação institucional. Por isso, o custo-benefício do marketing de guerrilha é melhor que o de outros tipos de anúncios em mídias tradicionais.

Gaste pouco e obtenha grandes resultados

A publicidade feita na modalidade de guerrilha não é como uma ação tradicional. Algo simples e bem pensado pode surpreender muito mais os seus clientes do que uma ativação de produto similar a todas as outras. É possível fazer marketing de guerrilha gastando pouquíssimo dinheiro, o que aumentará o ROI da sua campanha vertiginosamente.

Atraia novo público para o seu ponto de venda ou stand

O marketing de guerrilha pode impressionar pessoas de todas as idades, mas são os jovens, sempre com seus telefones a postos e curiosidade aguçada, que melhor interagem com esse tipo de publicidade.

Ações de marketing de guerrilha se tornam virais porque as pessoas têm vontade de compartilhar aquele momento que viveram. Por isso, elas são a sua chance de introduzir um negócio voltado para um público mais maduro, como um lançamento imobiliário, aos jovens adultos.

Boas iniciativas em guerrilha farão com que o nome da sua empresa seja conhecido por mais pessoas do que já é.

O marketing de guerrilha foi criado para ajudar pequenos e médios negócios na geração de grandes resultados, mesmo com baixos orçamentos. Entretanto, isso não quer dizer que grandes empresas não se beneficiaram dele ao longo dos anos.

Conheça empresas que utilizam esse recurso

Um dos cases mais famosos é o da Coca-Cola, que mencionamos logo na introdução deste texto. A marca de refrigerantes criou a Happiness Machine, ou máquina da felicidade, junto à agência Definition 6. O equipamento, quando acionado, entregava muito mais refrigerantes do que o cliente adquiriu, e outras surpresas, como flores, balões e até uma pizza.

O experimento foi registrado com câmeras e deu o que falar pelo mundo. Você pode conferir o vídeo aqui. A ação rendeu muito mais publicidade para a Coca-Cola do que ela conseguiria obter com o mesmo investimento em canais tradicionais, portanto, foi um sucesso.

Outro case referência é o da varejista americana Tesco, que em parceria com a Disney, se utilizaram de realidade aumentada em impressos para uma ação de guerrilha. A marca criou o Frozen Sticker Folder, ou Folder para Figurinha Frozen. A empresa criou um mini álbum, através de um folder, e as figurinhas continham código que ativava vídeos animados. Veja o vídeo aqui:

 

 

O seu negócio pode obter vantagens similares ao apostar no marketing de guerrilha. Contando com a colaboração de sua equipe criativa, é possível criar peças de comunicação incríveis, qualquer que seja a área de atuação da empresa.

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