Os formatos de impressos mais otimizados (para folhetos, folders, informativos, periódicos, revistas, catálogos), aqueles que evitam desperdício de papel

Se seu objetivo é encomendar um material impresso com a melhor relação custo benefício, vale sempre analisar o formato dele. Ocorre que a indústria de papel fornece este substrato em formatos pré-estabelecidos, seja ele em bobina ou folha.

 

Para os formatos de folhas – usadas para impressão de materiais através do processo offset, que correspondem a majoritária demanda promocional e editorial do mercado, composta pelos folhetos, folders, informativos, periódicos, revistas, catálogos – os formatos de papel disponíveis no mercado são majoritariamente 4:

64×88 cm

66x96cm

76x112cm

89x117cm

E com raras exceções, alguns outros formatos, usualmente mais utilizados na Europa, como 72x102cm, entre outros.

 

Sobre estes formatos de papéis, o processo de impressão em folha reservará ainda espaço para as pinças das máquinas, que transportam o papel durante o processo de aplicação de cada cor nas máquinas.

Descontadas estas reservas de espaço, as quais são minimizadas nas máquinas mais modernas, e levando-se em consideração os formatos de folhas disponíveis e mais abundantes no mercado, temos alguns padrões de formato de folhetos, folders e catálogos/revistas que melhor aproveitam, conjugados ou repetidos o espaço disponível em uma folha de impressão. Citamos abaixo alguns dos principais:

DL = 10 x 20 cm

A5 = 15 x 21 cm

A4 = 21 x 29,7 cm

Ou seja, estes padrões são, na verdade, formatos de encaixe dos impressos na folha de papel que será impressa, os quais melhor aproveitam seu espaço.

Quer ficar por dentro de outras novidades que podem impactar positivamente o seu negócio? Aproveite e siga a Fasti no Linkedin, no Twitter ou no Facebook e acompanhe um conteúdo exclusivo que ajudará o seu negócio a se destacar!

Você pode se interessar também
Deixe uma resposta