Vai fazer o lançamento de um produto? Veja o que não pode faltar e quais impressos mais indicados!

Já pensou em qual seria a melhor maneira de fazer o lançamento de um produto no mercado? Se essa pergunta traz muitas respostas diferentes ao mesmo tempo, é porque chegou a hora de parar e organizar as ideias a fim de seguir um roteiro, bem estruturado e com uma garantia de retorno significativa.

A ideia é fazer o público sentir-se positivamente impactado, mas, para que isso aconteça, tudo deve saltar aos olhos, desde a elaboração do conceito até as ações usadas para introduzir a novidade no mercado. Pensando nisso, reunimos algumas soluções que não podem faltar no lançamento do seu produto. Acompanhe o post e fique por dentro!

Faça um bom planejamento

À primeira vista, parece algo muito lógico e fácil, não é mesmo? No entanto, todo cuidado é pouco nessa etapa, afinal, é ela que traçará o norte do restante do processo, portanto, as decisões devem ser certeiras para não comprometerem as vendas no futuro.

Para ajudar nessa tarefa, faça algumas perguntas essenciais, por exemplo:

·        Qual é o público-alvo potencial para consumir o novo produto?

·        Qual a época perfeita para o lançamento?

·        Um evento ajudaria a promover melhor?

·        Quais outras plataformas seriam eficientes para chamar a atenção do público?

Outras dúvidas costumam surgir após o início do trabalho de lançamento. Avalie cada possibilidade e coloque em prática a que estiver mais coerente com o seu negócio.

Avalie o perfil do público-alvo

Saber quem será o consumidor da sua nova criação é uma questão crucial, seja qual for o ramo de negócio. Na data do lançamento, lembre-se de que o principal objetivo é proporcionar a melhor experiência possível às pessoas que tiverem o primeiro contato com o que está sendo oferecido.

Faça a lição de casa com bastante antecedência e descubra os gostos, estilos, preferências e necessidades do seu público usando critérios relativos às tendências de consumo, perfil socioeconômico, faixa etária e outros. Assim, o seu evento alcançará as expectativas das pessoas com maior probabilidade, e o sucesso do lançamento de seu novo produto ficará mais palpável.

Promova um evento

Com o público-alvo definido, você já saberá que tipo de evento é o mais indicado para fazer o lançamento. As opções são inúmeras e dependem muito de como as pessoas podem interagir melhor com a novidade.

Seja qual for a sua escolha, planeje cada passo com cuidado. Verifique o dia, a hora e o local mais adequado às pessoas que estarão presentes, nunca se esquecendo de oferecer algo atrativo, que realmente desperte o interesse do público. Ouse e faça a diferença.

Aposte em materiais gráficos

O material gráfico impresso ainda é um poderoso aliado para disseminar informações para um grande volume de pessoas, especialmente em eventos. Por isso, invista neles sem medo. Uma boa diagramação com cores bem harmonizadas é de grande utilidade, tanto para informar quanto para surpreender quem observa.

O impresso pode ser utilizado para divulgação de um evento de lançamento ou para divulgar informações do próprio produto que está sendo lançado. Em ambos os casos, o que se busca é atingir um número elevado de pessoas, e vale algumas dicas para este objetivo:

O tipo de papel mais recomendado para esta finalidade é o couché 115 g.

As gramaturas menores têm um preço mais acessível, mas podem não produzir o melhor resultado e, com isso, deixar de transferir credibilidade ao impresso. E gramaturas mais altas podem afetar o seu budget para alcançar um maior número de pessoas. Caso a ideia seja trabalhar com um papel mais rústico – sem camada (couché em Francês) – o mais recomendado seria o papel offset 90g, pois arriscar em gramaturas menores pode trazer até transparência entre um lado e outro do impresso.

Os formatos mais recomendados de impressos são os derivados do padrão A, da norma ISO 216.

Os impressos com formato A4, A5, DL (que é 1/3 do A4) simples ou dobrados proporcionaram um melhor aproveitamento de papel e portanto um melhor custo benefício.

Conecte seus impressos à divulgação on-line

Hoje, a presença on-line é um importante pré-requisito para garantir o sucesso da divulgação de qualquer novidade. O número de pessoas conectadas cresce a cada dia e é provável que os seus potenciais clientes estejam no meio desses internautas.

Por isso, invista em aplicações diferenciadas em seus impressos, como QR Codes, ou ligações de imagem de seus impressos a vídeos com Realidade Aumentada. Ações com impressos ligadas às ações digitais podem colocar sua marca no topo das visualizações da web, em seu mercado.

Fazer o lançamento de um produto pode ser um pouco desafiador, pois requer muita atenção aos detalhes. Em compensação, se bem planejado, tende a ser divertido e gratificante para quem promove e para quem prestigia.

E então, ficou mais fácil pensar em como lançar o seu produto sem erro? Gostou do post? Aproveite e siga a Fasti no Linkedin, no Twitter ou no Facebook !

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