Você sabe o que é offset no ramo de impressões? Descubra aqui!

Você sabe o que é offset? Ele é um tipo de impressão que se diferencia dos demais — como litografia e a serigrafia, por exemplo — porque é feito por um processo em que água e gordura se repelem para criar uma arte. Dessa forma, ele produz impressões indiretas, ou seja, sem que o papel precise ter contato com a matriz.

A técnica é excelente para impressões em média e larga escala, sendo ideal para os mais diversos formatos, gerando, por meio da combinação de quatro cores básicas, milhares de tonalidades, além de imprimir cores especiais (como os tons metálicos, por exemplo).

A matriz do processo offset é feita com uma chapa metálica (de alumínio) fotossensível, que é presa em um cilindro que interage com outros — um com a tinta, outro com água e um de borracha. A imagem do cilindro com essa chapa, com precisão nanométrica é passada para a borracha e, em seguida, é pressionada sobre o papel que, agora, por ter contato com fricção o suficiente, pode absorver a imagem.

Só de conhecer esses detalhes, você já pode começar a entender o processo de impressão é offset, mas que tal descobrir alguns dos benefícios dele? Então, continue com a leitura e confira!

1. Melhor qualidade

Lembra quando mencionamos que as impressões offset são feitas de maneira indireta? Não foi à toa. Há um grande problema em métodos como serigrafia e litografia, que advém exatamente do fato de essas serem impressões feitas diretamente sobre os materiais.

Quando a tinta entra em contato diretamente com o papel, ela pode ocasionar problemas tão simples quanto manchas e borrões e tão complexos quanto o esmaecimento ou redução da qualidade da imagem. O offset, por sua vez, permite contornar esses desafios porque quem opera a máquina domina exatamente quanta tinta é transferida ao papel, de acordo com cada material.

2. Maior custo-benefício

Não há nenhum outro método para imprimir que seja mais rápido do que o offset. O que faz com que as gráficas que oferecem esse tipo de serviço funcionem em escala maior do que as demais, produzindo uma quantidade grande de materiais todos os dias.

Essa velocidade é um dos ingredientes que fazem com que o offset seja um tipo de impressão de ótimo custo-benefício. Em larga escala, não há nenhum outro recurso que seja possível comparar, e os valores unitários acabam sendo muito mais baixos do que você imagina.

3. Suporte a diferentes formatos

Precisa imprimir pequenos flyers e folders ou cartazes e pôsteres  em grandes formatos? Então, optar pelo offset é uma necessidade para médias e altas tiragens. Isso porque as máquinas desse método de impressão são maiores, o que significa que podem receber folhas de papel com grandes alturas e larguras. Associado ao custo-benefício da técnica e a alta fidelidade das impressões, isso faz com que ela seja ideal para receber suas artes.

4. Alta resolução

A impressão offset costuma ser o melhor método quando uma empresa precisa criar materiais com imagens em alta resolução. Isso porque a reprodução de cores é fidedigna, precisa e clara, e por isso, ela é a escolha mais popular entre editoras na hora de produzir livros e revistas de luxo. E das grandes empresas, ao produzirem seus folhetos, folder, catálogos, cartazes.

5. Gráficas on-line

O surgimento de gráficas online permitiu que o offset fosse popularizado até entre pequenas e médias empresas. É que, compartilhando chapas com mais de uma arte, as gráficas conseguem oferecer preços competitivos até por quantidades de impressão não tão grandes. Isso quer dizer que o seu empreendimento pode ter acesso ao que há de melhor na indústria, sem pagar muito por isso.

Agora que você já sabe o que é offset, ficou entusiasmado em descobrir mais novidades sobre esse tipo de impressão? Então, aproveite e siga a Fasti no Linkedin, no Twitter ou no Facebook e continue aprendendo com a gente!

Você pode se interessar também
Deixe uma resposta