Sua empresa pode apostar em muitos materiais para divulgar-se entre clientes. Folhetos, panfletos, flyers, folders, catálogos e revistas são ótimas mídias para mostrar produtos, serviços e artigos com clareza e atrair as pessoas para um negócio. Mas qual é o processo de impressão mais adequado para cada um deles?
Impressão digital e offset são alguns dos métodos mais populares para produzir a comunicação visual de um empreendimento. Entretanto, cada um deles se aplica melhor a um contexto e, hoje, vamos abordar quais métodos se aplicam melhor aos seus projetos.
Como diferenciar os formatos ideais para a comunicação empresarial?
Para promover um negócio, existem alguns formatos que se destacam. Folhetos são aqueles impressos feitos em papel de menor gramatura, otimizados impressão em ambos os lados, que são distribuídos nas caixas de correio, por panfleteiros ou diferentes pontos comerciais. Os folders são materiais um pouco mais complexos, que integram uma, duas ou mais dobras e são mais utilizados com o objetivo de explicar um pouco mais ao público, porém, ainda de forma breve.
Catálogos são coleções de informações distribuídas entre várias páginas. Já as revistas, também utilizadas pelas empresas em suas campanhas, incluem, além de todas as informações anteriores, artigos que abordam de forma complementar assuntos específicos e ajudam o cliente a entender melhor sobre um assuntos que podem dar suporte a uma futura decisão de compra.
Que tipos de processos de impressão existem?
Existem vários tipos de processos de impressão. Offset, digital, rotogravura, serigrafia e flexografia são apenas alguns deles. Em geral, eles se diferenciam pelo método em que a imagem é gravada em uma matriz ou meio para ser transferida ao substrato (papel, plástico, lona, entre outros).
Enquanto o offset, o mais popular entre as gráficas, favorece a impressão de médias e grandes quantidades com alta qualidade e por um custo baixo, a digital é um processo limitado a quantidades menores, e qualidade mais limitada.
A serigrafia, por outro lado, exige a produção de uma matriz, na forma de telas de nylon, e é bastante utilizada na criação de camisetas e outras impressões em tecido.
A rotogravura é um processo mais adequado para quem precisa de quantidades de impressões realmente muito altas, por utilizar diamantes industriais. Já a flexografia só funciona em suportes flexíveis, muito utilizada para embalagens e rótulos com esta característica flexível.
Quais os benefícios do offset?
Dentre os processos de impressão, o offset é o que oferece a maior flexibilidade para produção de materiais promocionais. Conheça alguns de seus benefícios:
Reprodução de alta qualidade
O offset reproduz muito bem imagens complexas, como fotografias e ilustrações em múltiplas cores. Isso porque ele utiliza quatro tintas: ciano, magenta, amarelo e preto, para produzir as composições. A sua logo sairá perfeita se você optar por esse processo de impressão.
Uniformidade
Mesmo na impressão de milhares de materiais, o offset garante a qualidade de todos eles. Em alguns processos, como o silk, determinados fatores, como a quantidade de tinta utilizada e o desgaste da matriz, podem influenciar os resultados.
Agilidade
As gráficas que utilizam o offset podem ser muito mais rápidas do que as que optam por outros processos de impressão para pecas promocionais. Isso porque uma mesma máquina de alta produtividade e tecnologia, consegue produzir até 18.000 folhas de por hora, que podem conter dezenas de folhetos ou folders em cada (dependendo do formato) .
Otimização do custo unitário de peças para campanhas
Enquanto processos como o digital, tem um custo unitário muito alto, que vale a pena apenas para poucas peças e processos como a rotogravura tem um custo de alguns milhares de reais para iniciar uma produção, o processo offset é o que consegue oferecer um custo de início de produção que já se torna imbatível à partir de uma quantidade razoável para quase qualquer campanha.
Escolher o processo de impressão certo vai garantir, para a sua empresa, o melhor custo-benefício e resultado em todas as peças de comunicação que fizer. Acima de tudo, contar com um fornecedor competente e capaz de atender as demandas do seu negócio com prontidão e pontualidade fará toda a diferença.
O que achou dessas dicas sobre o processo de impressão mais adequado para cada uma de suas mídias? Aproveite a visita e conheça os serviços que oferecemos e os diferenciais de trabalhar com a FASTi.
Você também pode seguir a Fasti no Linkedin , no Twitter ou no Facebook.