O quão importante pode ser a negociação com fornecedores para o sucesso da sua empresa? A maioria dos empreendedores perceberá, logo na fundação do negócio, que ela é uma estratégia essencial, uma vez que um bom relacionamento com parceria garante materiais de qualidade para construir a reputação de uma marca.
E é o avanço dessa relação que permite que sua empresa obtenha melhor custo-benefício e prazo nas entregas dos materiais que adquire. Quer aprender a otimizar a negociação com fornecedores e usar isso a favor do seu empreendimento? Então, veja algumas dicas a seguir!
1. Conheça a reputação dos fornecedores
Antes de pensar em estabelecer um relacionamento com um novo fornecedor, é preciso conhecer a sua reputação. Portanto, a dica é entrar em contato com pessoas que já utilizaram o serviço ou por meio de consultas na internet. Desse modo é possível entender se uma empresa oferecer três princípios para um bom fornecimento: prazos de entrega, boas condições de pagamento e confiança — esses são pontos que devem ser observados antes mesmo de se comprometer com uma fornecedora.
2. Estabeleça parcerias
Depois de fazer pesquisas e encontrar o fornecedor ideal, otimizar como suas empresas interagem exigirá o estabelecimento de parcerias mutuamente benéficas. Essas cooperações podem acontecer ou porque você contrata o serviço desse terceiro periodicamente ou ele oferece preços menores para a sua empresa ou seu negócio promove os serviços dele indiretamente.
Estar alinhado com os fornecedores vai ajudar, pois quando passam a conhecer você bem, eles ficam mais confortáveis para disponibilizar descontos, já que veem uma diminuição nos riscos de se relacionar com o seu empreendimento.
3. Aproveite oportunidades
A busca pelo preço ideal no relacionamento com fornecedores é uma constante, mas ela não pode deixar de lado a qualidade dos produtos e serviços recebidos. É preciso pensar em custo-benefício e não exclusivamente em preço.
Análises quantitativas e qualitativas ajudam a entender qual é o fornecedor mais apropriado para criar os materiais da sua empresa. Trocá-lo, sem antes ter uma conversa sobre o que não está te satisfazendo pode resultar em um mal negócio. Portanto, esteja sempre pronto para aproveitar as oportunidades e estabelecer relacionamentos com novas marcas, mas antes verifique o que a sua parceria pode fazer para mantê-lo como cliente.
4. Utilize a tecnologia
Sistemas que facilitam a visualização de suas contratações e que possam expandir o impacto positivo do fornecedor em sua cadeia de suprimentos devem ser analisados como diferencial a ser disponibilizado pelo próprio fornecedor.
Na era da informação, fornecedores diferenciados já disponibilizam plataformas on-line para a contratação de seus produtos e serviços e até para o acompanhamento de seu processo logístico. Este é um exemplo de sistema que pode facilitar seu processo de compra e controle de suas contratações com este fornecedor.
A transparência proporcionada pela tecnologia pode até ser a base de escolha por determinado fornecedor.
5. Procure fornecedores mais estruturados
Por último, não se esqueça de buscar por fornecedores mais estruturados e mais experientes para lidar com as demandas da sua empresa. Isso porque eles têm os equipamentos e a equipe necessária para oferecer mais benefícios para o empreendedor, como prazos mais curtos e preços mais competitivos.
Todas estas dicas aplicadas aos fornecedores de impressos de sua empresa
Há muitas vantagens para as empresas que estabelecem um relacionamento com gráficas estruturadas e que ofereçam atendimento on-line.
Nelas, os tipos de serviços e os prazos pré-determinados para a sua conclusão são claros e o custo-benefício se torna melhor. É possível se alcançar valores unitários mais baixos, aproveitando-se do fato de que elas atendem muitos clientes simultaneamente, e podem comportar suas impressões, conjugando múltiplos produtos em uma mesma máquina de grande porte.
A estrutura logística do fornecedor de impressos deve também ser analisada. Se sua empresa precisa de impressos para um evento, onde normalmente há uma maior demanda destes, não poderá contar com a falha de um intermediário logístico colocado entre você e seu fornecedor. Ou seja, seu fornecedor deverá garantir os prazos de entrega de seus impressos até o local indicado na sua contratação. E isto somente é garantido por estruturas mais completas, acostumadas a atender maiores demandas.
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