Quais são os tipos de impressos e como cada um deles pode ser utilizado pelo seu negócio? Na hora de promover um produto, muitas pessoas ficam em dúvida em relação aos vários formatos e aplicações de materiais impressos, como folhetos, catálogos, revistas e folders.
E decidir pelo material errado pode prejudicar os resultados do seu departamento de marketing, fazendo com que ele invista tempo e dinheiro em peças que não terão a melhor relação custo x benefício. Por isso, saber distinguir entre os principais tipos de impresso é fundamental. Sendo assim, continue com a leitura e conheça os mais populares e descubra as funcionalidades que indicamos para cada um nos tópicos abaixo.
Os folhetos, panfletos e flyers são materiais impressos caracterizados por apenas uma lâmina (folha), que agregam melhor custo benefício quando são impressos em cores em ambas as faces (4×4 cores).
Basicamente, têm como foco informar algo, podendo levar o público a uma ação, e por isso, eles aparecem frequentemente sendo entregues por pessoas em pontos de promoção ou distribuídos em pontos de vendas, lojas ou stands.
Eles têm como principal vantagem o menor custo e agilidade na produção, além de serem fáceis de customizar.
Em formatos como o DL (10 x 20 cm), A5 (14,8 x 2 1cm) ou A4 (21 x 29,7 cm), os mais populares para a criação desses impressos, é possível contar com imagens, várias cores e tipos de diagramações diferentes. O folheto é utilizado, principalmente, para promover um negócio, levando em consideração as preocupações do público-alvo no texto e nos elementos utilizados nesse material.
Catálogos são caracterizados por possuírem mais lâminas (folhas), que são dobradas e agrupadas, para levarem mais conteúdo ao público, pois tem como objetivo serem visto com mais calma pelos clientes.
Eles podem ter a quantidade de páginas que você quiser, porém sempre múltiplo de quatro, considerando o tipo de agrupamento (encadernação) via grampo duplo, o mais popular.
Os catálogos são ferramentas de vendas que mostram os produtos que sua marca tem disponível, e detalhes que podem convencer o cliente a tomar uma decisão de compra.
Os tamanhos mais populares para formatos fechados de catálogos são o A4 (21 x 29,7 cm) e o A5 (14,8 x 21 cm), porém também existem formatos menores como o DL (10 x 20 cm) que oferecem bom aproveitamento de impressão e ótimo custo-benefício. Sendo assim, é preciso levar esses tamanhos em consideração na hora de escolher a disposição de textos e imagens e até o melhor formato em termos de logística, pois eles podem ter de ser transportados e armazenados em pontos de venda e, de acordo com o número de páginas, podem ocupar um espaço mais relevante.
Revistas e Livretos, têm características físicas similares aos catálogos, ou seja, também são materiais mais extensos. São oferecidos a clientes com conteúdo que é do interesse deles. Geralmente, elas não são exclusivamente dedicadas a vender um produto ou serviço, servindo também com o propósito de transmitir informações.
Por serem materiais maiores, as revistas precisam de mais atenção quanto à diagramação e devem conter textos variados de interesse do seu público-alvo, não só artigos promocionais.
Folder vem do verbo “to fold” em inglês, ou “dobrar”, em português. Ele se diferencia dos folhetos, panfletos e flyers, graças a essa característica. Além disso, ele normalmente oferece mais informações do que um panfleto, já que o processo de dobra, o mantêm no formato final de um folheto, panfleto ou flyer. Portanto, seus formatos fechados mais populares são os mesmo destes, que citamos mais acima : DL (10 x 20 cm), A5 (14,8 x 2 1cm) ou A4 (21 x 29,7 cm).
Embora ainda seja uma opção econômica de divulgação, é preciso dedicar-se um pouco mais à criação de um folder, pois eles normalmente são distribuídos de forma um pouco mais direcionada, ou seja, a clientes em potencial para influenciá-los a optar por uma determinada solução.
Ao utilizar uma plataforma de gráfica online, a sua empresa pode comparar e conhecer melhor os formatos que existem, antes de se comprometer com eles. As gráficas fornecem arquivos pré-formatados para ajudá-lo a entender qual se encaixa melhor na sua estratégia promocional e podem, também, tirar suas dúvidas em relação ao material ideal.
Existem outros tipos de impressos, mas esses são aqueles que a sua empresa encontrará com maior frequência. Foi útil nosso artigo? Agora, aproveite e siga a Fasti no Linkedin , no Twitter ou no Facebook para continuar aprendendo sobre o universo gráfico!
Vídeo de agradecimento gravado pelo presidente da Cruz Vermelha Brasileira. Nós é que agradecemos pelo trabalho incansável de vocês!! https://youtu.be/AnnNUCWMLDw
Sua empresa pode apostar em muitos materiais para divulgar-se entre clientes. Folhetos, panfletos, flyers, folders, catálogos e revistas são ótimas…
O marketing de guerrilha é uma forma de promover a sua empresa entre um grande público, mas utilizando um investimento…
Você sabe o que é offset? Ele é um tipo de impressão que se diferencia dos demais — como litografia…
Já pensou em qual seria a melhor maneira de fazer o lançamento de um produto no mercado? Se essa pergunta…